ANJO AMIGO vence desafio de romper isolamento social

A rede social ANJO AMIGO propôs solução inovadora para o “Desafio Covid19”, uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do MPLabs e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizada por meio do Porto Digital e de seu Open Innovation Lab.

A plataforma ANJO AMIGO (com versões em site e aplicativo para celular) é uma rede social solidária formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, profissionais de saúde, empreendedores, profissionais liberais e jovens voluntários para oferecer assistência aos idosos em isolamento social devido à COVID-19. Essa assistência envolve conexão, monitoramento, informação e eventual encaminhamento para tratamento de saúde de pessoas com 60 anos ou mais.

Dentre mais de 500 iniciativas concorrentes de todo o Brasil, a rede ANJO AMIGO foi uma das soluções vencedoras da chamada pública promovida e executada em tempo recorde pelo Porto Digital e pelo MPPE para minimizar os impactos da pandemia no país, conforme proposto no “Desafio 1”: Como poderíamos monitorar o principal grupo de risco (idosos, 60+) e aumentar o nível de proteção e atenção sustentada para esse grupo vulnerável ao COVID19?

A solução vencedora foi apresentada pela startup Cells.Digital e será implementada inicialmente no Estado de Pernambuco e, na sequência, poderá oferecer a tecnologia aos demais estados brasileiros interessados, mediante negociações privadas que viabilizem sua operação. Nesse primeiro momento, o foco é aumentar a base de voluntários, que podem ser pessoas físicas e jurídicas, de forma a criar uma rede robusta de apoio para as pessoas 60+ cadastradas. Em seguida, serão realizadas ações de aproximação e estimulação para gerar o engajamento dos idosos e de mais voluntários, por meio de recursos de gamificação e inteligência artificial. Tudo isso contando com o suporte inestimável dos órgãos públicos e privados disponibilizando dados e protocolos oficiais. Espera-se que a sinergia entre os atores envolvidos promova maior bem-estar e saúde para os idosos em condições de isolamento, principalmente aqueles com maior vulnerabilidade social.

Anjo Amigo App

Como funciona a plataforma

No estágio inicial, cada ANJO AMIGO pode se cadastrar como cuidador, familiar, voluntário e empreendedor social, para acompanhar o idoso, fornecendo informação e apoio para a realização de diversas atividades de que necessite. Dados atualizados sobre a COVID-19

serão enviados diretamente dos órgãos públicos para a plataforma, permitindo que todos os cadastrados estejam sempre cientes dos acontecimentos. Todos os idosos também serão monitorados pelo GPS de seu celular, para que a rede identifique as áreas por onde eles circulam e possa avisá-los sobre regiões de risco.

Se durante o acompanhamento forem diagnosticados sintomas da COVID-19, terá início a fase de cuidado, com o acionamento de uma rede de telemedicina, com atendimento médico e de enfermagem, em parceria com o NUTES – Núcleo de Telessaúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em casos graves, que exijam internação hospitalar, os pacientes serão encaminhados para as unidades de saúde mais vazias e próximas da sua localização. Após a alta do hospital, a pessoa voltará a ser monitorada pela plataforma, no estágio de recuperação, com o apoio dos cuidadores, familiares, voluntários e empreendedores sociais cadastrados como ANJO AMIGO, podendo ser os mesmos de antes ou outros.

A equipe do NUTES, além de manter a central de telemonitoramento clínico para a população idosa, treinará médicos, enfermeiros e auxiliares, familiares e voluntários para atender remotamente. O objetivo é formar consultores voluntários para teleorientação destinada a pacientes e familiares sobre a COVID-19.

A rede ANJO AMIGO oferecerá ainda ajuda para fazer compras de supermercado e de remédios, por exemplo. Sem contar que “ela funciona também como um hub de iniciativas/soluções e portais de informação para o combate à COVID-19″, afirma Eric Milfont, CTO do Cells.Digital.

Como apoiar

Para ser um ANJO AMIGO, basta fazer um cadastro no site da rede (anjoamigo.com). Para ajudar na divulgação, seguir o perfil no Instagram (@redeanjoamigo).

Sobre os realizadores

A Cells.Digital, startup responsável pela criação da rede ANJO AMIGO, é especializada em promover comunidades de inovação orientadas a propósito. Sua equipe conta com profissionais de várias áreas do conhecimento e do ecossistema de empreendedores nacionais, sendo liderada pelo professor Genésio Gomes, ganhador de diversos prêmios nacionais em educação empreendedora, destacando-se entre eles o 2o lugar do Global Impact Challenge Brazil da Singulatity University.

 

Contato com a imprensa:

Prof. Genésio Gomes

Cells.Digital

anjoamigo@anjoamigo.com